- Ano: 2014
-
Fotografias:Sergio Grazia
Descrição enviada pela equipe de projeto. Alinhado por um lado pelo cinturão verde montanhoso sobre as vias de trem e por outro pela Place de l'Insurrection, o INHAC é um marco simbólico para a entrada da cidade de Saint-Gratien. A fachada principal, com suas várias alturas remete aos outros edifícios que ocupam a praça.
O projeto está organizado como uma forma geométrica que aproveita ao máximo o espaço disponível nas ruas a fim de permitir uma maior quantidade de espaço possível para a paisagem e o pátio interior de recreação.
No outro lado da Place de l'Insurrection, a direita da fachada principal, uma forma intencionalmente emblemática com amplas aberturas, enfatiza a presença de diferentes locais compostos pela recepção, anfiteatro, refeitório, atelies e a biblioteca. Esta fachada principal atua como um autêntico mostruário ressaltando as ambições e os desafios do INHAC.
O volume geral do edifício está ao redor de uma área de recepção que eleva-se à dois pavimentos nos restaurantes e envolve-se em um pátio central de dois níveis. Sua forma dinâmica permite conexões visíveis e movimentos coreográficos.
Estes volumes são dobrados, ampliados e rebaixados, dependendo do uso. Esculpidos ou às vezes escavados, suavizam a altura do edifício e a escala geral.
Esta composição volumétrica diversificada permite a criação, no térreo, de um amplo pátio interior que estende, naturalmente, o volume da recepção ao exterior e na parte superior, a um amplo terraço compartilhado.
Como todos os centros de formação, INHAC oferece dois tipos de ensino: profissional, por uma parte, e geral, por outra. O ensino profissional é realizado na ala leste do edifício e os locais mais emblemáticos estão voltados à empena, porque eles representam a base simbólica do estabelecimento. A educação geral cria uma ponte com o resto do estabelecimento. No pavimento superior do local das atividades recreativas desfrutam de um terraço que se estende desde a cafeteria com uma sacada sobre o pátio.
Existem duas partes principais na fachada, que no térreo formam um anel contínuo, e nos pavimentos superiores, revestido com alumínio, brincam com a luz e os reflexos. O jogo dobrável do metal faz com que o edifício seja sensível e muito recreativo as variações de luz, mudando de aspecto com a alternância durante o dia ou durante as estações.
As fachadas são animadas por um ritmo repetido das aberturas verticais fixas, cada uma com esquadrias ocultas, compostas por um painel sanduíche opaco com alumínio, a fim de desaparecer na fachada desde o exterior.
Amplas telas de impressão são alternadas com estas aberturas. Voltados principalmente para a Place de l'Insurrección, estes elementos melhoram a mais nobre das áreas como as formas do edifício através da revelação dos movimentos e usos.